Amigos

Translate

segunda-feira, 23 de junho de 2014

GOLEIRO DA SELEÇÃO DOS EUA DE FUTEBOL TEM TOURETTE


Tim Howard, 35 anos, é o goleiro titular da Seleção dos Estados Unidos de futebol. Ele sofre de síndrome de Tourette desde os nove anos. A doença nunca o impediu de realizar seus sonhos ou de ter uma vida normal, como revela nesta entrevista ao site alemão Der Spiegel:

Spiegel: Sr. Howard, o que distingue um goleiro com a síndrome de Tourette de um goleiro sem?

Howard: Durante o treinamento e durante um jogo, eu posso desenvolver uma contração pronunciada em um dos meus braços ou o pescoço ou um dos meus olhos. É geralmente muito repentino. Às vezes eu começo a tossir ou contraio os músculos.

Spiegel: Na medicina, distúrbios comportamentais ou emocionais desse tipo são chamados de tiques. Quantas vezes você tem tiques durante um jogo?

Howard: Eu nunca contei. Isso acontece o tempo todo, sem qualquer aviso, e aumenta quanto mais perto um jogo importante. Isso sempre ocorre mais quando estou particularmente nervoso.

Spiegel: Como o seu corpo responde quando você está nervoso?

Howard: Torna-se mais tenso do que o habitual, os músculos contraem com mais frequência, e eu faço os movimentos apressados ​​com mais frequência. Mas isso é uma coisa boa porque quando isso acontece eu sei: agora importa, agora eu tenho que me recompor.

Spiegel: Como um goleiro, você dificilmente pode se dar ao luxo de cometer erros. O que você faz se o seu braço se contorce incontrolavelmente durante um jogo?

Howard: Enquanto o jogo não está acontecendo bem na frente do meu nariz, mas em algum lugar no meio-campo, eu deixo se contorcer. Eu não tento suprimi-lo, também.

Spiegel: E se a bola chega perto de você?

Howard: Então eu sou tudo o que existe. É estranho. Assim que as coisas ficam sérias na frente do gol, eu não tenho quaisquer contrações musculares; meus músculos me obedecem.

Spiegel: Como você faz isso?

Howard: Eu não tenho idéia. Nem mesmo os médicos podem explicar-me. Provavelmente é porque naquele momento a minha concentração no jogo é mais forte do que a síndrome de Tourette.

Spiegel: Será que uma bola nunca saiu de suas mãos por causa de um tique?

Howard: Eu abandonei um número de bolas durante a minha carreira. Mas nunca foi por causa de um tique.

Spiegel: Você se preocupa que isso poderia acontecer um dia?

Howard: Não vai.

Spiegel: O aspecto mais conhecido, para os leigos, e mais intrigante da síndrome de Tourette, é a forma como ele faz com que as pessoas afetadas por ela podem xingar incontrolavelmente. Isso acontece com você também?

Howard: Felizmente não. Meu único tique vocal é que eu de vez em quando tenho uma tosse forte. Eu nunca deixei um palavrão sair.

Spiegel: Você cresceu com sua mãe. Quando ela percebeu que você tinha um transtorno neuropsiquiátrico?

Howard: Eu tinha uns 10 anos na época e trouxe bolsos cheios de pedras. Eu sempre dispus meus brinquedos em uma ordem específica, também, ou contava as linhas em uma folha de papel.

Spiegel: Como sua mãe reagiu a esse comportamento compulsivo?

Howard: Ela leu sobre o assunto e então ela me levou a um psiquiatra. Ela queria saber o que poderia ser feito contra a síndrome de Tourette.

Spiegel: O que o médico recomendou?

Howard: Ele queria me receitar um medicamento. Mas as drogas estavam fora de questão para nós porque havia o perigo de que eles irem massiçamente para minha mente.

Spiegel: Houve alguma alternativa?

Howard: Por um tempo nós tentamos café, que é suposto ter um efeito calmante, embora o café estimule ainda mais. O efeito foi nulo e como uma criança eu achei o gosto revoltante. O que mais me ajudou foi meditando.

Spiegel: O que faz uma criança na sexta série meditar?

Howard: Não era a meditação no sentido clássico, mais uma questão de fechar os olhos e olhar para mim mesmo. Minha mãe sempre me enviou para o exterior para jogar porque ela sabia que me fazia bem. Eu não podia ficar parado por muito tempo de qualquer maneira.

Spiegel: Como você conseguiu na escola?

Howard: Isso foi um verdadeiro desafio. Ao contrário de hoje, eu achei incrivelmente difícil me concentrar e ouvir por um longo tempo. Eu ficava mexendo. Mas a maioria dos meus professores sabia como lidar com isso. Eu era o único aluno que teve permissão para se levantar e caminhar ao redor durante as aulas quando ficava inquieto.

Spiegel: Uma característica que acompanha a síndrome de Tourette é que a pessoa afetada tem reações extraordinariamente rápidas. Isso foi uma das razões por que você começou a jogar basquete e futebol na escola?

Howard: Não, não foi. Foi quando eu tinha 18 ou 19 anos que eu percebi que era mais rápido do que os outros quando se tratava
de certos movimentos, e que esses reflexos estavam ligados à minha desordem. Até então eu já estava jogando para a equipe nacional dos EUA sub-17 de futebol.

Spiegel: Depois de ter assinado com o Manchester United, em 2003, a mídia britânica o  descreveu como "deficiente" e o chamou o "goleiro maldição." Como você lidou com isso?

Howard: Isso não me incomoda. Estes títulos foram escritos por pessoas que não tinham nenhuma idéia sobre a síndrome de Tourette. Eles não sabiam que eu não sou nem deficiente, nem amaldiçoado. Mas as pessoas sem instrução têm o hábito de fazer afirmações não qualificadas. Eu tenho que viver com isso.

Spiegel: Seus companheiros de time ou o treinador, Alex Ferguson, saíram em sua defesa?

Howard: Eu não preciso de qualquer apoio moral ou qualquer piedade hoje. Pelo contrário. Eu disse a eles que não devem dar qualquer resposta para a imprensa.

Spiegel: O senhor poderia ter tomado medidas legais para defender-se.

Howard: Minha defesa foi não dizer qualquer coisa e não me expor. Eu ignorei e isso foi o fim de tudo.

Spiegel: Como o treinador Alex Ferguson lida com a sua doença?

Howard: Ele nunca perguntou nada. Ele sabia que eu tinha crescido com ela. O mesmo eu digo de David Moyes, o meu atual treinador no Everton FC. Ele nunca se importou com os movimentos estranhos que eu faço de vez em quando. O que importava para ele era que eu segurava a bola.

Spiegel: Você tem sido o principal goleiro do Everton FC desde 2007 Os seus companheiros de equipe, por vezes, debocham por causa de seus tiques?

Howard: É claro que eles se divertem. Mas tudo bem porque eu sou amigo de pessoas como Jan Mucha ou Leighton Baines. A coisa boa é que os caras também têm suas peculiaridades, então eu também eu posso zombar deles.

Spiegel: Antes de vir para a Inglaterra, você jogou nos EUA. Isso foi diferente para você?

Howard: A questão é mais amplamente aceita na sociedade dos EUA do que na Inglaterra. Mas desde que entrei para Everton algo está mudando também. Agora os professores aproximam-se e querem falar comigo e continuar a estudar a doença.

Spiegel: A síndrome de Tourette afeta sua vida cotidiana?

Howard: Não. Eu cozinho, como e durmo como qualquer outra pessoa, só que eu tenho tiques no meio. Mas esses são parte da vida para mim, como inspirar e expirar.

Spiegel: O que é mais importante para você: o fato de você ter aprendido a controlar a sua síndrome ou o fato de você ter feito isso como um goleiro da Equipe Nacional dos EUA, apesar de sua doença?

Howard: Sinto muito orgulho. Mas a conquista maior é certamente o fato de que eu não me permito ser restringido pela síndrome de Tourette, que continuou ao longo de minha trajetória no futebol.

Spiegel: Apenas 2 por cento das pessoas em todo o mundo vivem com esta doença. O percentual na prática de esportes profissionais é ainda menor. Você às vezes sente que está sendo reduzido a sua síndrome de Tourette, apesar de seu sucesso como um atleta?

Howard: Não, não mesmo. Eu me vejo como um exemplo positivo de que a síndrome de Tourette não tem de ser uma doença. É apenas uma condição, que ainda permite que qualquer pessoa para realize seus sonhos.

4 comentários:

ANA LUCIA disse...

Minha filha tem, hoje, 13 anos, mas foi diagnosticada com essa Síndrome aos 9.Enfrenta até hoje todo tipo de preconceito, mas como é muito desinibida e forte, enfrenta na boa. Ela costuma dizer: "eu tenho a síndrome, mas ela não me tem!" Achei maravilhosa a entrevista e espero, de todo meu coração, que mais pessoas se manifestem porque as diferenças nos fazem mais humanos.

Anônimo disse...

Olá Ana Lucia.

Tenho quase "40", e tenho a ST, e como sua filha diz "Ela não me tem".

Todos os portadores da ST que conheço se destacam nos estudos e no trabalho. Porque? claro que a ST contribui pois nós somos muito "meticulosos" para fazer as tarefas do dia a dia! Por isso que quando estamos estudando, por ex. , os colegas sempre procuram a gente para compor o grupo ...rrsrsrsrsr
sabem que nós vamos "botar pra quebrar" pra fazer um bom trabalho. claro que tem pontos negativos....esse excesso de responsabilidade tem que ser sempre vigiado, pois pode afetar o estresse e aí que mora o perigo!

Ainda bem que sua filha foi diagnosticada bem cedo, eu só fui me "antenar" para a ST depois que assisti uma entrevista do goleiro Howard, do USA/soccer. então só faz uns 4 anos que descobri o que realmente tinha.

Porque quando criança...só Deus sabe o que passei, na escola, e principalmente na própria família.....

Bueno, tudo de bom pra vocês, e um grande abraço para sua filha, e pode ter certeza que o céu não é o limite pra ela, pois temos um potencial enorme no nosso interior, e desde cedo você acompanhando ela.....aí sim vai longe, e sempre feliz!

Anônimo disse...

olá pessoal. tenho 27 anos e descobri q tinha tourette só aos 19. Fico impressionada com vcs q conseguem trabalhar normalmente. estudar eu consigo, mas trabalhar...lidar com equipe e pressão.. não consigo. Normamente controlo durante um mês e aí ja começo a fazer 'sequencias' (toc) e ter muuuitos tics. tenho consciencia de q minha inteligencia é normal e por isso, muitas vezes as pessoas duvidam de q 'o q tenho' é de verdade, julgam q faço de propósito.
sofro muito, gostaria muita de ser independente finaceiramente, assim com a maioria dos meus amigos com 27.
Tomo medicamentos e faço terapia, mas melhora um tempo (q é qdo arranjo emprego) e aí começa a piorar ( q é qdo me mandam embora). Minha psicologa diz pra eu tentar algo alternativo. Ja meu neuro diz pra eu tentar cotas pra deficiencia mental leve (pq aí teria jornada reduzida e assitencia do inss).
o q acham do meu caso? algum conselho pra mim?

Anônimo disse...

Prezada.....

Tudo o que você descreveu aconteceu comigo e acontece até hoje.....nunca desisti, mas as consequências são muitas...trabalho a 10 anos na mesma instituição, ganho bem, tenho carro 0, casa nova e bonita.....minha família vive muito bem graças ao meu trabalho.....temos que fazer escolhas...temos que nos tratar.....e trabalhar a mente que quando estou em pressão, tento entender que o sentimento que estou passando não é do tamanho do problema, e a resolução é muito mais simples que parece....só com o tempo conseguimos agir assim, mas ainda assim pagando um pouco mais caro do que os outros. Boa sorte pra você, e vá a luta!